Pular para o conteúdo principal

Games que eu jogo (1): Euro Truck Simulator 2 - PC

Conforme eu havia prometido, bem-vindos à nova série de postagens do Blog RETROWARE! Nesta série falarei um pouco dos jogos que ocupam as minhas poucas horas vagas - não esperem análises que explorem até a proporção de cores que os pixels dos jogos exibem, mas sim textos mais ágeis (e menos sisudos do que os normalmente encontrados em análises de jogos) sobre o título bem como as minhas recomendações. Logicamente que no bom espírito RETROWARE jogos antigos também serão contemplados com postagens nesta série! :p

O jogo que irá inaugurar a série é o Euro Truck Simulador 2, que seria uma espécie de Flight Simulator de caminhões. Confira o texto e assuma o volante do seu bruto virtual!


Não é uma cilada Bino!

Conforme eu coloquei na introdução, não seria um exagero chamar o Euro Truck Simulator 2 de Fight Simulator de caminhões. O jogo possui uma riqueza de detalhes que impressiona na simulação de se conduzir um caminhão pelas estradas (tapetes) europeias. Apesar do nível dos detalhes e do realismo, um lado bom do título é que ele não é um simulador que afasta os jogadores casuais: ele permite habilitar ou desabilitar diversas ajudas, cabendo ao jogador definir o nível de realismo e dificuldade.

O jogo inicia com um tutorial que ensina os básicos do seu sistema bem como noções de como dirigir um caminhão. No começo você pena um pouco (principalmente quem nunca dirigiu um bruto no mundo real, como é o meu caso): subir com a carroceria em cima da calçada e esbarrar em postes e outros obstáculos é normal no começo, principalmente nas apertadas ruas das cidades europeias. Mas em pouco tempo você vai pegando o jeito!

O Scania zero bala que acabei de adquirir

Você começa como um caminhoneiro freelance, podendo escolher fretes livremente de acordo com as suas qualificações. Conforme você for completando as viagens e entregando as cargas, além de dinheiro você recebe também uma espécie de “pontos de experiência”, os quais são aplicados para melhorar as suas qualificações: fazer viagens mais longas, transportar cargas frágeis, valiosas, perigosas, entre várias outras. Conforme você for guardando dinheiro poderá comprar o seu caminhão próprio e mesmo abrir a sua transportadora, contratando outros motoristas.

Os caminhões são fielmente reproduzidos nos mínimos detalhes e diversas marcas estão presentes, entre elas algumas bem conhecidas dos brasileiros tais como Scania, Volvo e Iveco. Detalhes como o consumo de combustível, pneus e outras variáveis da manutenção do bruto sempre devem ser considerados, principalmente quando você adquire o seu caminhão.

Visão da cabine: riqueza de detalhes

Siga bem caminhoneiro

As viagens são um show à parte e o jogo oferece diversas vistas que irão agradar a todos (como as vistas de cima, atrás, laterais...), mas a minha favorita sem dúvida é a de dentro da cabine, a melhor em termos de simulação. O clima e as demais condições da viagem são dinâmicos: viagens à noite, com chuva e neblina, além de outras variáveis como a necessidade de abastecer o bruto e também paradas para descanso complementam a simulação.  O caminhão conta também com um navegador GPS.

Outro barato do jogo é a possibilidade de colocar as suas músicas favoritas em MP3 e também rádios on-line como se fossem o rádio do caminhão, muito bom! 

A solidão na estrada: viajando de madrugada

Vista aérea

Câmera traseira

Tecnicamente falando, o título conta com belos gráficos que simulam muito bem diversas paisagens europeias, com bons efeitos sonoros, e os seus requisitos de sistema são razoavelmente modestos:

Mínimos
  • CPU de dois núcleos com frequência de 2,4 GHz;
  • 2 GB de RAM;
  • Placa de vídeo DirectX 9c com 256 MB de memória;
  • Windows XP.


Recomendados
  • CPU de dois núcleos com frequência de 3 GHz;
  • 4 GB de RAM;
  • Placa de vídeo DirectX 11 com 1 GB de memória;
  • Windows 7 ou superior de 64 bits (o jogo tem versão x64).

Indicado para

Todos aqueles que curtem jogos de carros (e de outros veículos) e simuladores em geral. Se você aspira ser um novo Pedro ou Bino, o Euro Truck Simulator 2 foi feito para você! Aliás, na minha opinião todos os motoristas de veículos leves deveriam dedicar algumas horas para este simulador - assim compreenderiam melhor a dinâmica da condução de um veículo pesado, o que propiciaria uma convivência mais harmoniosa nas estradas.

Próximo:

Games que eu jogo (2): Sniper Elite Nazi Zombie Army 2 – PC

Veja também:

Comentários

  1. Muito maneiro. Posso recomendar um adereço: http://butterfly-trade.myshopify.com/collections/frontpage/products/i-am-a-truck-driver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa! Tem essa aqui também: http://camisetasdivertidas.mercadoshops.com.br/camisetas-frases-uma-cilada-bino-2221xJM
      :p

      Excluir
  2. Meu primo me fez comprar esse jogo na promoção, mas a barbeiragem é tanta que desanima. =/

    ResponderExcluir
  3. Poutz.. olha esse moleque:

    https://www.youtube.com/watch?v=z5FzCAonZtE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional!! Quem me dera se eu tivesse tempo e principalmente grana para um projeto deste!

      Excluir

Postar um comentário