Pular para o conteúdo principal

Um ano de Blog!

E não é que, de repente, o Blog RETROWARE está completando um aninho de vida? Nesta postagem comemorativa falarei um pouco mais sobre a gênese deste projeto, o meu ranking pessoal de postagens favoritas bem como alguns desafios futuros. Hora de apagar a velinha! :-)


A metamorfose do projeto

A inspiração e as motivações que me levaram a criar este espaço eu já pincelei no texto Sobre o autor e a proposta do Blog. Desta forma, vou falar aqui sobre a metamorfose pela qual o projeto passou até chegar ao seu formato atual. 

Inicialmente a minha ideia era criar um canal de vídeos no YouTube sobre hardware antigo e a história da computação em geral. Porém ao ver o nível de produção de alguns canais por lá tive a certeza de que eu jamais poderia chegar nem perto de tamanho nível, pelo menos com a minha rotina diária: passo em torno de dez horas por dia na empresa onde trabalho e em face às minhas responsabilidades como pai de família eu não poderia me dar ao luxo de ser um youtuber com dedicação em tempo integral.

Este duro choque de realidade me desanimou durante um tempo, até que pensei: já que não tenho meios para ser um youtuber de primeira linha, porque não ser um blogueiro? Afinal de contas, textos não requerem tanta produção como um vídeo e eu poderia encaixá-los mais facilmente na minha rotina diária, o que de fato acabou acontecendo: as matérias para o Blog geralmente são escritas durante o meu horário de almoço e os laboratórios faço nos finais de semana.

Bem, produzir textos em um primeiro momento pode parecer fácil, mas um texto final é o resultado muitas vezes de meses de trabalho e dedicação, principalmente quando o foco é hardware antigo e avaliações em geral - o texto que fiz na ocasião da centésima postagem do Blog ilustra este processo. Também faz-se mister lembrar que não abandonei completamente a ideia dos vídeos: o canal RETROWARE no YouTube contém todos os vídeos que produzi (tais como o unboxing de produtos e o funcionamento de equipamentos antigos) para complementar as postagens, confiram lá!

Desta forma, caros leitores e amigos, podem ter a certeza de que cada postagem que estampa este humilde espaço é fruto de muita dedicação, esforço e, principalmente, muita paixão pelo tema!

A origem do nome

O nome RETROWARE foi uma das primeiras coisas que me veio na cabeça quando pensei em fazer o canal no YouTube e posteriormente o Blog, pois na minha concepção exprime com perfeição o tema da tecnologia e informática clássica em uma verdadeira onda retrô. Foi só depois que registrei o endereço do Blog que descobri que nos EUA há um programa famoso sobre jogos e videogames antigos chamado RetrowareTV, mas não faz mal: há espaço para todos e na data em que escrevo estas linhas dividimos com eles a primeira página do Google sem problemas... :p



Os colaboradores

Um saldo bastante positivo deste primeiro ano de operações do projeto foi a construção de uma sólida rede de apoiadores: pessoas de escol que sem dúvida também são parte fundamental deste primeiro ano de vida do Blog, a elas a minha eterna reverência!

Doze meses em doze postagens

Gostaria de compartilhar com vocês os textos que mais curti produzir neste primeiro ano do Blog, sem qualquer ordem especial.






Meu PC... meu xodó: a primeiríssima postagem que fiz para este espaço! Inicialmente eu tinha por objetivo demonstrar a minha configuração nos fóruns que participo de forma mais detalhada. Ela acabou evoluindo para o formato atual com ilustrações e é constantemente atualizada para refletir as mudanças no meu PC guerreiro – um verdadeiro deleite nerd!







Ressuscitando um antigo 286: esta série de postagens me marcou pois foi a primeira restauração de um equipamento antigo que fiz nos moldes documentais do Blog. Inesquecível!












Vivendo na época da Reserva de Mercado de Informática: um revisionismo sobre este período peculiar da nossa história que nos marcou profundamente e que tem reflexos até nos dias atuais. Mescla muita pesquisa, as minhas recordações pessoais do período e também as recordações de muitos “entrevistados” meus, pessoas que viveram nesta época e com as quais troquei algumas ideias para enriquecer o texto.




Restaurando uma relíquia da Reserva de Mercado: esta série é um complemento da postagem sobre a Reserva de Mercado, na qual eu tive a satisfação de restaurar um legítimo representante desta época: um clone nacional de um PC-XT. Foi também a restauração mais desafiadora que fiz em função da idade, do estado em que o equipamento se encontrava e também das limitações inerentes da tecnologia da época.


Nos anos 1990, as conexões eram assim: as duas postagens desta série são um verdadeiro túnel do tempo diretamente para o início da Internet comercial no Brasil. Este foi um dos textos em que mais me diverti escrevendo, pois as memórias que tenho daquela época são deliciosas em função da ingenuidade daqueles tempos e do fato da Internet de então ser mais “pura”, sem estar sufocada pelas redes sociais como ocorre atualmente.






80386: a primeira CPU x86 de 32 bits: esta série ainda está em andamento (logo postarei algumas atualizações bem legais) e estou curtindo bastante produzi-la, pois se trata do processador que foi o pioneiro em muitas tecnologias que persistem até os dias de hoje - um produto revolucionário.









Windows NT 3.1: o primeiro Windows verdadeiramente de 32 bits: embora polêmico na sua concepção, o Windows NT foi para os sistemas operacionais o que o 80386 foi para os processadores, sendo o pioneiro em diversos recursos presentes até hoje no sistema operacional mais utilizado de todos os tempos.



A história dos barramentos de expansão do PC: o PC sempre foi um projeto de caráter aberto focado na expansibilidade e na personalização do equipamento. Produzir esta série que mostra a evolução das possibilidades de expansão da plataforma foi algo que considero um indispensável complemento para a temática do Blog.



Pentium: a quinta geração dos processadores x86: quando o processador Pentium foi lançado em meados da década de 1990, todos suspiravam sempre que o viam na capa de alguma revista. O Pentium elevou os PCs a um novo patamar em termos de desempenho e marcou toda uma época, e nesta série procuro trazer a vocês um pouco desta atmosfera.

Windows 10 Technical Preview: um passo sólido rumo à integração total: o Blog tem por objetivo preservar a memória e a história dos PCs e da tecnologia em geral, porém sem fechar os olhos para o presente e o futuro. Modéstia à parte e conforme alguns feedbacks que recebi, a nossa cobertura do novo sistema operacional da Microsoft está melhor do que a de muitos outros sites e portais bem mais badalados (e patrocinados por grandes grupos de mídia)... :p





Montando um CD Player doméstico com sucata: gostei especialmente de produzir esta postagem pois ela envolve algumas das minhas paixões: música, CDs de áudio e formas de reaproveitar componentes antigos, livrando-os de descartes nada honrosos.







Dica rápida: instalando o Visual Basic 6 no Windows 8.X, 7 e Vista: logicamente que a postagem campeã de visualizações do Blog não poderia ficar de fora! Sou programador em Visual Basic 6 e fico muito feliz com o fato deste texto ter ajudado muitos a utilizar esta clássica linguagem em conjunto com as últimas versões do Windows.





O Blog em números

No momento em que publico esta postagem o Blog conta com as seguintes estatísticas:

  • Aproximadamente 20 mil pageviews;
  • 246 postagens, contando com esta (em média uma postagem nova a cada um dia e meio... :p);
  • 371 comentários.

Considerando que o ano de 2014 foi péssimo para praticamente todos os sites de conteúdo em geral (que sofrem com a concorrência desleal do Facebook) considero estes números muito bons, ainda mais levando em conta que se trata de um projeto inteiramente novo e sem a presença de algum grande grupo de mídia por trás, sem falar que boa parte da sua divulgação é feita no boca-a-boca por muitos dos seus leitores. Eternamente grato!

Muitos me perguntam porque não coloco o Blog nas redes sociais. Bem, infelizmente o meu tempo é limitado, então entre ficar fazendo “divulgação” no Facebook ou ficar produzindo conteúdo opto facilmente pela segunda opção. E também, felizmente, tenho almas caridosas que compartilham o conteúdo do Blog nas redes sociais, às quais também sou eternamente grato!

O futuro

A foto a seguir mostra que ainda tenho muito assunto para o Blog: 



Esta é a prateleira onde guardo somente as placas mãe... posso dizer que os demais componentes como processadores, placas de vídeo, controladoras e outros somam mais de cinco vezes este volume. A minha mulher fica louca! :p

A princípio não planejo alterar o formato do Blog pois acredito que o atual vem atendendo bem. Porém está nos meus planos montar também um site e fórum sobre o tema, os quais seriam complementos para o Blog e também formas de aumentar a visibilidade do projeto – mas infelizmente não posso garantir que isto será em 2015.

Enfim, agradeço aos colaboradores, amigos, blogs parceiros e a todos os meus leitores que tornaram possível que este projeto sobrevivesse ao seu primeiro ano de vida. Que venham muitos outros ainda! 

Um grande abraço!

Michael Rigo
janeiro de 2015

Comentários

  1. Que seja o primeiro ano de muitos ainda por vir! Parabéns e continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por persistir frente a todas as adversidades, num contexto de frenéticas mudanças de comportamento dos internautas - em grande parte impulsionadas pelos lançamentos dos 'cachorros grandes' dessa indústria.
    Mantenha o entusiasmo e acredite, pois qualidade/conteúdo sempre terão espaço e público.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Qualidade e não quantidade é o segredo. Particularmente não dou a mínima para o Facebook. Em geral é um espaço de onde se aproveita muito pouco, ao contrário, modéstia à parte, de blogs amadores como os nossos. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Sem dúvida, um bom blog amador pode ser bem melhor do que o Facebook e muitos portais de tecnologia!

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog enfadonho, muitos anos de vida e persistência para atualizar essa gurizada nerd e catinguenta com informações suinás de tecnologia, MÍTICOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!! Você merece tudo de bom, por ser um blog excelente!!! 😁

    ResponderExcluir
  6. Grande Maicão, parabéns velho amigo!!! Aproposito, achei uns arquivos em pascal da nossa época de faculdade, vou te mandar..kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Evandro! Pode mandar os arquivos sim, muito obrigado amigo!

      Excluir

Postar um comentário