Pular para o conteúdo principal

Novidades sobre o Windows 10 (atualizado)

Depois de um longo e tenebroso inverno (no hemisfério norte), finalmente saíram novidades sobre o novo sistema operacional da Microsoft durante o evento realizado pela empresa no dia de ontem. A primeira delas é que um novo Build de testes será disponibilizado na próxima semana para aplacar a curiosidade dos participantes do Windows Insider - afinal de contas, o último Build (o 9879) oficialmente disponibilizado foi lá pelos idos de novembro.

A segunda novidade creio que é de interesse geral e, de certa forma, não deixa de ser algo surpreendente se considerarmos o histórico da Microsoft: o Windows 10 será gratuito para os utilizadores do Windows 7 e 8.1 durante o primeiro ano após o seu lançamento. Isto mesmo: você poderá fazer a atualização para o novo sistema sem gastar um tostão! Após o relativo fracasso do Windows 8.X (apesar de eu pessoalmente achar que o 8.1 após o Update 1 ficou bem decente), a Microsoft está apostando tudo no 10 e esta gratuidade no seu primeiro ano de vida parece ser uma forma de alavancar o novo sistema e "passar a régua" no trauma que foi o antecessor.

Estou aguardando ansiosamente o novo Build que promete vir recheado de novidades: o modo Continuum mais maduro, a assistente Cortana e o novo navegador Spartan - enquanto isto, confira toda a cobertura do Blog RETROWARE sobre o Windows 10 clicando aqui.

EDIT 26/01/2015: na última sexta-feira a Microsoft liberou o Build 9926. Para obtê-lo, o procedimento é o mesmo das versões de teste anteriores e também foram disponibilizadas imagens ISO. Em breve uma postagem com as novidades desta nova versão de testes. Aguardem! :-)

Comentários

  1. Impressionante o nivel de maturidade que eles conseguiram com a engenharia de software, a ponte de rodar o mesmo código de aplicativos em PCS, smartphones e tablets com processadores ARM. Agora o grande destaque na minha opinião foi o oculos para HoloLens, claro que ainda estamos longe do vídeo apresentado, mas não duvido chegarmos nesse nivel em menos de 5 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conceito de micro-kernel e camadas de abstração de hardware (HAL) são os grandes trunfos oriundos do modo como o Windows NT foi concebido desde o início, e são o que permite esta grande flexibilidade.

      Excluir

Postar um comentário