Pular para o conteúdo principal

Dê uma nova vida ao seu aparelho Android com o CyanogenMod

Com certeza muitos devem estar se perguntando: será que até o Blog RETROWARE, um dos últimos redutos PCzista da Internet tupiniquim está se rendendo aos dispositivos móveis e descartáveis? Podem ficar tranquilos que não é nada disso! Para a nossa alegria o Blog vai permanecer fiel aos PCs, este será apenas um dos poucos parênteses que vou abrir, o qual creio que será de utilidade para muitos dos leitores.

De qualquer modo os smartphones tem lá a sua utilidade (ao contrário dos tablets, exceto talvez o Surface Pro 3), por exemplo, ler os seus e-mails enquanto você esta na rua ou mesmo como câmera para uso cotidiano, e o sistema operacional Android domina o mercado. Neste texto mostrarei como atualizar o sistema operacional do seu aparelho sem correr muitos riscos – o seu bolso agradecerá, pois você terá um aparelho "novo" sem gastar nenhum tostão e ainda por cima não alimentará o ciclo da obsolescência programa dos fabricantes. Então mãos à obra!


Motivações para o procedimento

Sem dúvida o principal calcanhar de Aquiles do Android é a fragmentação, decorrente em parte das políticas do Google mas principalmente do corpo mole dos fabricantes para manter atualizados aparelhos “velhos”, muitas vezes com menos de dois anos de lançados, forçando todo um ciclo de substituição de aparelhos ainda em perfeitas condições – a velha obsolescência programada, que serve apenas para empresas como a Samsung e a Apple baterem recordes de lucro ano após ano. 

O meu Galaxy SIII

Tenho um Samsung Galaxy SIII desde 2012. A última grande atualização de software da Samsung foi em dezembro do ano passado, o Android 4.3. Desde então mais nada e recentemente a empresa teve a cara de pau de anunciar que o SIII não receberá o Android 4.4 por ter “apenas” 1 GB de RAM (!), sendo que as principais melhorias da versão 4.4 do Android são justamente otimizações para rodar aceitavelmente em aparelhos de baixo custo com 512 MB de RAM. 

Mas este foi apenas um dos motivos para trocar o sistema operacional do aparelho, o principal deles reside na interface horrível e devoradora de recursos da Samsung (a TouchWiz) e toda a infinidade de programas de qualidade e utilidade duvidosa que a acompanham, muitos deles de difícil remoção.

O CyanogenMod é uma distribuição do Android baseada nos conceitos do Software Livre, produzida por uma comunidade de desenvolvedores.

Checklist, precauções e riscos

Para desfrutar do seu novo sistema operacional móvel é necessário apenas um aparelho compatível, um cabo USB plenamente funcional e uma conexão à Internet. Como precaução recomendo fazer um backup completo do conteúdo do aparelho (incluindo fotos e quaisquer outros arquivos que estejam na memória principal do aparelho – cartões SD não são alterados), pois o aparelho será totalmente “limpo” no processo. Também é recomendável que a bateria esteja completamente carregada para evitar surpresas desagradáveis.

Quanto aos riscos, atualmente a instalação do CyanogenMod está muito mais fácil pois não é mais necessário fazer o acesso como root no aparelho. Mas de qualquer modo, é um procedimento que envolve certos riscos, mínimos é verdade, mas que não deixam de existir - desta forma proceda por sua conta e risco, não tenho como me responsabilizar caso algo dê errado. Também não é recomendável fazer este procedimento em aparelhos ainda na garantia do fabricante pois a mesma é automaticamente perdida.

E repito novamente: FAÇA UM BACKUP COMPLETO ANTES DE PROCEDER!

A instalação


Até pouco tempo atrás o instalador do CyanogenMod estava de forma oficial no Google Play, mas infelizmente o removeram de lá (muito provavelmente pelo grande lobby dos fabricantes). 

Desta forma é necessário instalá-lo de forma avulsa, para tanto configure o aparelho para permitir a instalação de software de fontes desconhecidas (opção que pode ser desligada após o procedimento). Geralmente esta opção encontra-se no menu Segurança.


Feito isto, a partir do aparelho navegue até o endereço http://get.cm com qualquer browser e selecione Download. No meu caso utilizei o Chrome.


Confirme o download selecionando OK.


Proceda com a instalação.


O software faz um aviso a respeito dos riscos, selecione I Agree.

Entra agora em ação o nosso querido PC. Plugue o smartphone em uma porta USB, faça o download do instalador do CyanogenMod (que funciona no Windows Vista, 7 e 8.X) e o instale. Abrindo o software, ele emitirá um aviso caso você esteja com algum Antivírus ativo, o qual pode interferir no processo. Recomendo fortemente desabilitá-lo durante os procedimentos.



Agora habilite o modo de depuração USB no aparelho, marcando também a opção de sempre permitir o acesso deste computador.


O software irá fazer o download do sistema operacional...


... e das aplicações.


Para prosseguir clique em Install. Verifique antes se o seu aparelho foi corretamente identificado, em caso negativo NÃO PROCEDA pois o aparelho poderá ficar inutilizado!


Agora aguarde a instalação do sistema operacional e dos aplicativos.




Parabéns! O seu novo sistema operacional mobile está instalado! Aguarde agora o aparelho reiniciar, o que pode levar vários minutos.



Após reiniciar, verifiquei que o meu SIII estava com o Android 4.4.2...


... porém logo após surgiram duas atualizações do CyanogenMod que o levou para a versão 4.4.4. Muito bom!

Caso você utilize uma conta do Google todos os seus contatos serão automaticamente transferidos, assim como também todos os softwares que você tinha instalado pelo Google Play. Excelente!


Agora curta o seu "novo" aparelho que você obteve sem gastar um centavo e sem entrar na onda consumista dos fabricantes, evitando uma troca desnecessária! A sua conta bancária agradece! 

Depois deste procedimento o meu SIII tornou-se outro aparelho: livre da TouchWiz e das outras tralhas da Samsung, ganhou bastante em velocidade, responsividade e até o consumo de bateria melhorou sensivelmente.

Um grande abraço e até a próxima!

Comentários

  1. Robozinho enfadonhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que com o CyanogenMod ele fica até bonzinho.... hahahaha

      Excluir
  2. Que dica perfeita! Adorei!! Vou fazer isso no meu Galaxy se ele começar á dar problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esperar que as surpresas sejam menos frustrantes não é mesmo? Vai se saber o que vem pela frente!

      Excluir
  3. Pois é! outra opção para quem quer sair da meleca andróid. Precisamos sempre de mais e mais recursos para estar saindo das armadilhas do sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior problema da plataforma Android está nos fabricantes, que enchem o sistema de tralhas inúteis e não mantem os aparelhos atualizados (né dona Samsung?).

      Excluir

Postar um comentário