Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: Monitor/TV LG 29MA73D Ultrawide IPS de 29"

Fazia tempo que eu estava namorando este monitor, porém o alto custo normalmente praticado pelo mesmo sempre me fazia colocar o pé no freio e não acabar estourando o meu cartão de crédito. No seu lançamento ele custava mais de dois mil reais e ultimamente o seu preço encontra-se na casa das 1.700 lascas na grande maioria das lojas on-line. Pois bem, semana passada uma grande loja fez uma promoção do mesmo por pouco mais de 1.100 reais, o que me fez cometer o infame pecado do consumismo e antecipar os meus auto-presentes do dia das crianças, aniversário e Natal! (Prefiro não mencionar aqui a loja onde comprei, mas se pesquisarem pelo modelo do monitor no Google é um dos primeiros resultados exibidos - de qualquer modo, o estoque se esgotou no mesmo dia em que comprei!).

Nesta postagem falarei das minhas primeiras impressões sobre o produto na utilização como monitor e também mostrarei o vídeo que fiz do unboxing dele. Como sempre tenham uma boa leitura!



Características técnicas

O LG 29MA73D é um monitor/TV de 29" no formato chamado Ultrawide, que consiste em um Widescreen "esticado" na largura. Desta forma, a sua resolução nativa é de bons 2560 X 1080 e proporção de 21:9, o que torna-o confortável para quem realiza muitas tarefas ao mesmo tempo. Com backlight em LED, seu painel IPS garante uma ótima fidelidade de cores, ideal para aqueles que trabalham com edição de fotos e vídeos, bem como também para jogadores.

Abrindo um parênteses, vou aproveitar e citar rapidamente um pouco mais sobre a tecnologia IPS, que significa In-Plane Switching (cuja tradução aproximada seria comutador plano). Neste tipo painel as moléculas de cristal líquido são alinhadas na horizontal (ou no plano, ao contrário dos painéis convencionais onde este alinhamento é feito na vertical) - tal arranjo permite obter uma maior fidelidade das cores e aumentar o ângulo de visão do monitor. Telas IPS também são mais adequadas para dispositivos touchscreen, visto que a imagem não se distorce ao encostar o dedo.

Falando em termos práticos, eu jamais havia utilizado um monitor ou TV com painel IPS e realmente fiquei surpreendido pela ótima qualidade de imagem. Comparando com o meu antigo monitor primário (que agora é o secundário), o LG W2353V, que é um monitor Full HD de 23" de ótima qualidade, a diferença é considerável. Note o maior pronunciamento das nuances e das cores.





Tá certo que a minha câmera não é exatamente uma Brastemp, mas mesmo assim é possível ver nitidamente a diferença da apresentação das cores de uma mesma janela do Windows. O 29MA73D está a direita.




O 29MA73D possui ainda tempo de resposta de bons 5 ms, contraste de 5.000.000:1 e brilho de 300 cd/m². Sua frequência vertical típica é de 60 Hz, mas é possível aumentá-la para 75 Hz facilmente como veremos adiante. Possui as seguintes conexões:
  • 2X HDMI (sendo uma delas MHL, ideal para se conectar dispositivos portáteis);
  • DVI dual-link;
  • Display Port;
  • 2X Coaxial (para antena e TV a cabo);
  • USB;
  • Entrada e saída de áudio analógico (via conectores P2);
  • Vídeo componente e vídeo composto.

O PowerDirector 12 fica "folgado" nesta tela. Muito bom!

Como o estou usando somente como monitor utilizei a conexão DVI apenas, que em função da resolução deve ser utilizada em conjunto com um cabo do tipo dual-link. A imagem abaixo mostra a diferença entre os dois cabos, observe que o dual (a esquerda) possui todos os contatos.

Cabos DVI dual-link (esqueda) x single-link (direita)

Felizmente um cabo DVI dual-link acompanha o aparelho. Isto nos remete ao seu unboxing.

Unboxing

Basicamente, ele vem com a fonte e cabo de alimentação, suporte, controle remoto para a TV e o já citado cabo DVI dual-link. Vejam todos os detalhes no vídeo que fiz:


No CD de instalação há também o software LG Split Screen que permite dividir a tela conforme o número de janelas abertas.


Funcionamento em 75 Hz

Conforme a página de especificações deste monitor no site da LG, o mesmo suporta uma frequência vertical de até 75 Hz (apesar de ser vendido como 60 Hz):



Desde que o comprei utilizo a frequência vertical em 75 Hz sem problemas. De qualquer modo, não tenho como me responsabilizar caso ocorra algum problema - experimente por sua conta e risco!


Para placas Nvidia, acesse as propriedades do driver e clique em alterar resolução. Selecione o monitor apropriado (caso tenha mais de um) e em seguida clique no botão Personalizar...





Em seguida marque a opção de habilitar resoluções não listadas pelo monitor e clique no botão Criar Resolução Personalizada...



Agora ajuste a resolução nativa do monitor (2560 X 1080) e suba a taxa de atualização para 75 Hz. Clique em testar para salvar a configuração.




O ajuste da frequência vertical para 75 Hz ajuda bastante em jogos e soluciona totalmente possíveis casos de flickering (que é a cintilação da tela quando é aplicado um menor brilho). Para placas de vídeo AMD não sei dizer se os drivers mais recentes trazem este tipo de ajuste (faz tempo que não uso uma), caso o driver não o tenha é possível fazer o ajuste através de utilitários como o CRU (Custom Resolution Utility).


Uso em jogos

Sem dúvida o painel IPS também é muito bom para uso em jogos: a maior fidelidade das cores ajuda bastante nos gráficos e visual, porém nem todos os títulos suportam a resolução de 2560 X 1080. Por exemplo, o jogo que mais estou curtindo atualmente é o South Park: The Stick Of Truth o qual não é compatível. Ele até mostra a opção de 2560 X 1080 nos ajustes, mas ao ser selecionada surgem grandes espaços nas laterais do monitor:





Vejam a diferença com o jogo rodando em 1920 X 1080:





No caso de títulos incompatíveis como o citado não resta outra alternativa senão ajustá-los em 1920 X 1080 mesmo, mas sempre há a vantagem da maior fidelidade de cores do painel IPS. Porém, a qualidade de imagem dos jogos rodando a 2560 X 1080 com este tipo de painel é simplesmente deslumbrante!

De um modo geral não tive problemas de compatibilidade com a grande maioria dos títulos mais recentes, mas deixo também a recomendação de que para desfrutar desdes jogos em Ultrawide é necessário uma placa de vídeo de respeito - acredito que o mínimo absoluto seria uma Nvidia GeForce GTX 760 ou então uma AMD Radeon R9 270X, em ambos os casos com pelo menos 2 GB de VRAM (memória de vídeo). O meu arranjo SLI com duas GTX 760 se comportou muito bem nesta resolução.


Conclusão


O LG 29MA73D é uma ótima opção de monitor para quem trabalha com edição de imagens e vídeos, bem como também para PC gamers e usuários avançados que desejam uma maior área de trabalho e conforto para as tarefas diárias. Seus destaques são o formato Ultrawide com resolução de 2560 X 1080, o painel IPS, a possibilidade de operar a 75 Hz e o bom tempo de resposta de 5 ms.

Porém na minha opinião só é vantajoso comprá-lo em alguma promoção pontual, como a que eu consegui aproveitar. Pelo preço normalmente praticado no varejo (em torno dos R$ 1.700) acredito que o seu custo x benefício não seja tão favorável.

Veja também:

Comentários

  1. que tipo de cabo vc utilizou para usar seu monitor a 75 hertz ?

    ResponderExcluir
  2. cara o meu quando ligo o dvi a imagem fica meio borrada e msm assim não muda pra 75 hertz sera que é defeito no monitor ? já atualizei os driver da placa de video e nada

    ResponderExcluir
  3. eu alterei a sincronização da placa de video e deu certo com o cabo hdmi vou testar e ver se não vai dar b-0
    obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iria justamente sugerir usar o HDMI... no DVI não funcionou de jeito nenhum?

      Excluir
  4. no dvi ficava a imagem borrada e não dava os 75 hertz mais no HDMI deu certo, mais tive que modificar o catalyst

    ResponderExcluir

Postar um comentário