Pular para o conteúdo principal

Novo ICQ: a volta do que não foi

Se você foi um internauta no final da década de 1990 com certeza deve se lembrar do ICQ, software de mensagens instantâneas que pode ser considerado o avô do Skype. Aquele som da buzina de trem que ele fazia ao ser iniciado é inesquecível, e se eu procurar bem é capaz de achar anotado em algum lugar o meu antigo número do ICQ... :-)

O ICQ como era nos anos 1990...

... e agora, totalmente repaginado
(Foto: Google Play)
O ICQ foi criado em 1996 pela empresa israelense Mirabilis e se tornou um grande sucesso quase que instantaneamente. Sua derrocada começou em 1999, quando a Mirabilis foi adquirida pela AOL que acabou com o software, lançando uma série de versões ruins. No início dos anos 2000 o ICQ perdeu o posto de comunicador eletrônico mais usado para o MSN Messenger, que depois se tornou o Windows Live Messenger até ser descontinuado em favor do Skype.

Porém a atual proprietária do ICQ, a Mail.ru, decidiu repaginar completamente o software, tornando-o uma mescla do Skype com o WhatsApp - além da função de comunicador instantâneo, também faz chamadas de vídeo e de voz, envia SMS e possui integração com diversas redes sociais.

Possui versões para Windows Desktop, Android, iOS e Windows Phone. A versão para desktop pode ser baixada aqui, enquanto que as mobile podem ser encontradas nas respectivas lojas de aplicativos. Enfim, só o tempo dirá se o "vovô" ICQ ainda tem fôlego ou se chegou (ou voltou?) tarde demais para a festa.


Veja também:

Nos anos 1990, as conexões eram assim (Parte 1 – Hardware e curiosidades)

Comentários

  1. Tarde ou não, é mais um player no mercado e com uma grande nostalgia, se vai ser ou não ser forte como o What´s Up, só o tempo irá dizer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário