Pular para o conteúdo principal

World Wide Web completa 25 anos!

É quase certo que você já deve ter visto esta notícia repetidas vezes nesta semana, mas eu não podia deixar passar em branco. Em 12 de março de 1989 o físico e cientista da computação britânico Tim Berners-Lee publicou o primeiro artigo onde mostrava detalhes do projeto que viria a ser a World Wide Web enquanto estava na CERN. Este histórico artigo pode ser visto aqui.

O primeiro site www foi criado pelo próprio Lee e, entre outras informações, dava instruções de como configurar um servidor web. Como curiosidade, o primeiro servidor web do mundo estava em um computador NeXT (para quem não sabe, a NeXT é o nome da empresa que Steve Jobs criou após sair da Apple nos anos 80).


Primeiro servidor web do mundo. Note o aviso "Esta máquina é um servidor. NÃO A DESLIGUE!!"

Já o primeiro navegador web como conhecemos hoje surgiu em 1993: foi o Mosaic 1.0.


O primeiro navegador Web do mundo

E o mais interessante é que o Mosaic 1.0 ainda está disponível para download para quem quiser experimentar o bisavô dos navegadores modernos! A versão Windows funciona em todos os Windows 32 bits (mas não nos 64).

Veja também:

Comentários

  1. E hoje vemos um marco civil querendo destruir uma área que por si só já se auto controla, onde um desgoverno vem meter bedelho aonde não deve, forçando assim uma ditadura virtual, tal qual a da China. A Web é excelente por si só, flexível com ela você pode aprender muito, e claro que tem o lado ruim, mas ai vai das pessoas e as instruções de como utiliza-la. A Wikipédia por exemplo é uma fonte inesgotável e um excelente exemplo de como a Web pode servir para o bem e como ela pode nós ajudar a construir informações que agregam. Grande via a Web, e abaixo a esses repressores que só querem ganhar em utilizando da liberdade dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é justamente uma das maiores preocupações para o futuro da web. Governos do mundo todo estão adotando medidas isolacionistas, principalmente em função dos casos de espionagem. Há um risco considerável de fragmentação da web, o que seria terrível.

      Excluir

Postar um comentário