Pular para o conteúdo principal

As mídias ópticas ainda vivem: Sony e Panasonic tem planos para lançar disco de 1 TB!

Se você achava que as mídias ópticas estavam mortas, no máximo andando por aí como zumbis gritando "mioooolos!", saiba que elas ainda vivem: a Sony e a Panasonic anunciaram, na data de hoje, a criação de um novo padrão de mídia óptica com espaço para até 1 TB de armazenamento.





Batizada de Archival Disc, ou algo como "Disco de Arquivamento", será uma mídia voltada para backups e cenários para armazenamento de grande quantidade de dados, pelo menos inicialmente não sendo voltada para filmes ou músicas. Em função disto, as duas empresas prometem que esta nova mídia terá resistência reforçada a poeira, umidade e a variações de temperatura.

Com lançamento previsto para 2015, a mídia terá inicialmente 300 GB de capacidade, depois passando para 500 GB e 1 TB - o tempo para esta transição não foi informado no anúncio.

Bom, sobre as mídias ópticas em geral, como bom apreciador das tecnologias antigas ainda gosto muito delas. Esporadicamente ainda compro CDs das minhas bandas favoritas (e às vezes me sinto como o último ser humano da face da Terra que ainda faz isto... hehe), bem como também tenho uma coleção respeitável de filmes em DVD e Blu-Ray. Dependendo do custo das unidades e das mídias, este novo padrão pode ser uma boa opção para a criação de backups de longa duração.

Veja também:

As mídias ópticas ainda vivem (3): Blu-Ray Disc Association anuncia disco para conteúdo em 4K
As mídias ópticas ainda vivem (2): Pioneer está desenvolvendo disco Blu-ray de 256 GB por face

Comentários

Postar um comentário