Pular para o conteúdo principal

Microsoft divulga mais detalhes sobre o DirectX 12

Nada como a concorrência! Após a AMD anunciar o Mantle, a Microsoft acordou e finalmente resolveu atualizar o DirectX (que desde 2009 estava estagnado na versão 11), anunciando o DirectX 12. Agora a Microsoft divulgou maiores detalhes sobre esta nova versão.

O desenvolvimento do DirectX 12 será mais focado em otimizar tanto o uso do processador gráfico (GPU) quanto do processador principal (CPU), melhorando a distribuição das threads da engine gráfica (enquanto que a versão 11 costumava sobrecarregar o primeiro núcleo da CPU).


Trocando em miúdos, o novo DirectX permitirá que os jogos rodem com uma qualidade gráfica e taxa de quadros por segundo aceitável exigindo menos do hardware do que a versão anterior. O lado bom é que muitas GPUs atuais compatíveis com o DirectX 11 também suportarão o 12: a Nvidia anunciou suporte a partir das GPUs da classe Fermi (série GeForce 400) e a AMD anunciou suporte a partir das GPUs compatíveis com a arquitetura GCN (série Radeon 7000). O lado ruim é que o lançamento está previsto apenas para o final do ano que vem (e em se tratando da Microsoft, não seria nada incomum um atraso).

Comentários

  1. Antes tarde do que nunca, excelente notícia, esse é um dos melhores motores de computação gráfica disponível no mercado, e com essa evolução vai ficar melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A expectativa é a melhor possível, visto que o DX11 sempre foi "pesado". Tem tudo para ser o início de uma era onde os jogos para PC terão um nível de otimização mais próximo dos jogos para consoles.

      Excluir

Postar um comentário