Pular para o conteúdo principal

Livros geeks que eu recomendo

Neste post faço uma descrição sucinta de obras relacionadas a tecnologia que já li e recomendo. Fiquem a vontade para sugerir outras obras nos comentários! E sim, ainda prefiro livros em papel :-)


Steve Jobs (Walter Isaacson, 2011)



Você pode até não gostar da Apple e jamais ter comprado um produto deles, mas esta leitura é imperdível. Afinal das contas, ela traz a história do cara que “apenas” revolucionou o segmento dos computadores pessoais (com o Macintosh); das animações gráficas (com a Pixar); da distribuição digital de música (com o iTunes e o iPod); dos smartphones (com o iPhone). Jobs inflama amor e ódio em iguais proporções, um verdadeiro “gênio indomável”. Nesta obra Isaacson foi brilhante, pois não caiu na vala comum dos biografistas que costumam romantizar a história dos biografados, muito pelo contrário: não poupa detalhes em descrever tanto o lado genial de Jobs quanto o seu lado muitas vezes duro, frio e intransigente.



iWoz (Steve Wozniak, 2006)



Woz, como é carinhosamente conhecido, foi o contraponto perfeito para Jobs nos primeiros anos da Apple. Apaixonado pelos mínimos detalhes técnicos, é um autodidata incansável que sempre procura por novos desafios, desde a infância. Woz é O CARA por ser o pai do primeiro computador pessoal do mundo, o Apple I. Esta biografia, produzida pelo próprio com a ajuda da escritora Gina Smith, é uma leitura bastante divertida e mostra que Woz, além de ser um brilhante engenheiro e cientista da computação, é um cara bastante bem humorado que se preocupa sempre com os sentimentos dos que lhe são próximos. Os capítulos a respeito da criação do Apple I e II valem o livro.


O Homem Por Trás Do Mito (Paul Allen, 2011)



Allen foi o cofundador da Microsoft ao lado de Bill Gates, e é considerado um dos maiores empreendedores das últimas décadas. Esta biografia mostra em detalhes a gênese da Microsoft, a dura convivência com Bill Gates (com a sua competitividade extrema), a sua luta bem sucedida contra um linfoma e o seu empreendedorismo de grande sucesso: além da sua participação na criação da Microsoft, é dono de um time da NBA e outro da NFL e esteve envolvido no principal projeto de turismo espacial até o momento, a SpaceShipOne. Apesar do saldo extremamente positivo, Allen não se envergonha de descrever também alguns fracassos retumbantes, como o prejuízo bilionário que teve ao investir em companhias de TV e internet a cabo nos anos 90.


A Estrada Do Futuro (Bill Gates, 1995)



Neste livro Gates descreve as suas visões (em 1995) de como seria o futuro da tecnologia e sua interação com as pessoas. Apesar de ter se passado quase 20 anos do seu lançamento (em janeiro de 2014, quando escrevo este post), ainda é uma leitura bastante interessante, até mesmo como documento histórico, pois mostra uma visão sobre tecnologia do final do século passado de um dos seus maiores expoentes. Em alguns pontos ele acertou brilhantemente, por exemplo, ao prever a cloud computing; em outros, nem tanto. Mas é como o próprio Gates escreveu no prefácio do livro: “O que eu acertar será considerado óbvio. O que eu errar, cômico”.


Hardware (Gabriel Torres, 2013)



Atualmente Torres é o principal autor nacional sobre tecnologia. Nesta obra ele esmiúça o hardware padrão PC com riqueza de detalhes, em um texto bastante dinâmico e de fácil leitura, mesmo para quem não é da área. Indicado tanto para iniciantes, que estão começando agora, quanto para quem já for da área e quiser atualizar o conhecimento. Uma grande obra de referência.


Eletrônica Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos (Gabriel Torres, 2011)



Ter conhecimento a respeito das grandezas básicas da eletricidade e eletrônica é um diferencial e tanto para quem é entusiasta sobre PCs e tecnologia. Neste livro Torres descreve em detalhes tais grandezas, como também demonstra o funcionamento dos principais componentes eletrônicos e apresenta estudos detalhados de circuitos como fontes de alimentação e amplificadores. Recomendado para quem quiser ter um ótimo background em eletrônica clássica.

Veja também:

Comentários

  1. Ótimos livros! Desta relação, gostei mais da biografia do Jobs escrita por Walter Isaacson, e do "iWoz"; a biografia do Paul Allen li até a metade, pois a segunda metade do livro não tem nada a ver com a história da informática, não tive paciência para ler, mas respeito-o pelo gênio programador que ele é, um verdadeiro Paul "Alien" da programação...
    Tem outras leituras interessantes que gostaria de acrescentar, livros que só vão ser encontrados em "sebos", e que tem muito de Informática Retrô:
    - "Impérios Acidentais - Como os garotos do Vale do Silício ganham milhões, mas não arranjam namorada", Robert X. Cringely, 1995, Ed. Ediouro.
    - "Bill Gates x Bill Gates - o pensamento do maior empreendedor do mundo", Janet Lowe, 1999, Ed. Globo.
    - "Hard Drive - Desejo de Vencer - Bill Gates e a criação do império da Microsoft", James Wallace & Jim Erickson, 1992, Ed. Record.
    - "Microsoft - como Bill Gates e sua equipe criaram a empresa de software mais bem-sucedida do mundo", Daniel Ichbiah & Susan Knepper, 1992, Ed. Campus.
    - "O Caso Microsoft - a história secreta de como Bill Gates construiu o seu império", Wendy Goldman Rohm, 2001, Ed. Geração Editorial.

    Sou fã do seu Blog e da sua arqueologia retroware.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na segunda parte do seu livro Paul Allen fala mais do projeto da SpaceShipOne, que também achei fascinante. Vale a pena ler!

      Obrigado pelas sugestões!

      Excluir
  2. Ainda em tempo:
    - "Fortaleza Digital", Dan Brown, 2005, Ed. Sextante.
    - "A Arte de Enganar" (2003), e "A Arte de Invadir" (2006), do mito KEVIN D. MITNICK.
    - "O Livro dos Códigos", Simon Singh, 2010, Ed. Record.
    - "CRIPTOGRAFIA - Segredos Embalados para Viagem", Viktoria Tkotz, 2005, Ed. Novatec.

    ResponderExcluir

Postar um comentário